MINHA VIDA

MINHA VIDA
NOSSA GRANDE FAMÍLIA

NOS ACOMPANHE!!!

Quantos passaram por aqui

segunda-feira, 13 de maio de 2019

SEMANA DE PROVAS, OBAAAAA!!!! (é ironia, tá?)

              A escola dos meus filhos tem um método ótimo, que só começam as provas a partir do 4º ano, o que dá um certo alívio para os pais e um falso tempo para nos prepararmos para esse chato início.
            Juro que sou super contra provas, mas quem sou eu na fila do pão, né? Eu que encontrasse uma escola que usa outros métodos de avaliação (que eu sei que tem e além de provas, também não tem lição de casa!!!), mas como eu AMOOOO a escola deles, adoro o método de ensino e os valores que eles passam, além do fato de não ter uma dessas por aqui, vamos aceitar que dói menos.
            Beleza, aceitando tudo, eles ansiosos com a primeira semana, recebemos o roteiro de estudo (não digo que eu amo? A escola manda roteiro com as páginas que tem MESMO que estudar, além de umas dicas. Ainda bem que não é como na minha época, que a professora dizia: vai cair TUDO!) e as datas. Organizei como seria, eles também médio se organizaram e pouco entenderam como era esse lance. Achavam que era só lerem as páginas e pronto! Tipo lição de casa.
            Pensem que situação SIMPLES,  4 crianças de 9 anos estudando para a PRIMEIRA prova da vida!!!!! Um cutuca o outro, rola piadinha, mil risos, umas brigas no meio, batuque, música e uma mãe tentando botar ordem naquilo.
            “Gente, a responsabilidade é de vocês, vocês precisam entender isso. Muito melhor chegar preparado, é sua única obrigação (quem nunca ouviu essa??)” e blá blá blá... Fiz provinha para avaliar se tinham dúvidas e não é que no meio daquele “caos”, eles realmente estavam super preparados?
            O principal problema somos nós! Quem cria as expectativas e o “monstro” da prova somos nós.
            Deixei na escola com a conversa de fazer com calma, reler antes de entregar, não deixar nada em branco, lembrar que está preparado e seguro. Eles desceram nem ligando que iam fazer a PRIMEIRA prova da vida!
            Chegaram em casa animados, seguros, ansiosos com a correção, com a nota, conferindo entre eles as respostas para alguma dúvida que tiveram, absolutamente leves e felizes!
            Eu continuava estressada, pois era apenas a 1ª de uma semana inteira.
            Mesma briga diária, até que também relaxei. Se eu vivo dizendo que a responsabilidade é DELES, tenho que deixar mesmo que seja. Mostrar que deve ser feito, mas fazer com que eles entendam que a obrigação e a consequência é deles! “Vai estudar? Que bom! Não vai? OK!”
            Todos estudaram, cada um o que achou que precisava, foi menos sofrido pra mim e pra eles. Falei que eles sentiriam na prova e iriam descobrir a necessidade de mais ou menos dedicação.
            SOBREVIVEMOS!!!!
            Eis que chegam as notas e eu quase MORRO DE ORGULHO e de FELICIDADE!!!! Todo mundo com notas MARAVILHOSAS, desempenho exemplar, seguros de si e felizes com o retorno.
            UFAAAA! Eu tinha brincado que iria pedir para o juiz uma autorização para eles não irem mais para a escola, que seriam criados em casa, sem provas, só com amor e grito! Não foi preciso! Vencemos mais uma e estávamos livres!!!
SÓ QUE NÃO!!!! Um mês depois, uma nova semana de provas.
Oi????? Como assim??? Nem me recuperei ainda e lá vem tudo de novo.
A gente passa anos na escola, faz lição, briga com os pais, estuda, escolhe a profissão, mais anos na faculdade e acha que se livrou, mas é pura enganação! São alguns anos de descanso, pra você começar com força total, do “lado de lá no balcão”.
Preparem-se: a vida escolar NÃO ACABA QUANDO TERMINA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário