MINHA VIDA

MINHA VIDA
NOSSO MONTINHO PERFEITO

NOS ACOMPANHE!!!

Quantos passaram por aqui

terça-feira, 20 de junho de 2017

SOBRE AS “TEMIDAS” LIÇÕES DE CASA!!!



Desde que entraram na escola, um assunto que todos os pais comentam comigo, é sobre a lição de casa. Eles mesmos já sofriam por mim, antes que eu passasse por isso.

Na educação infantil, ela começou bem discreta, mas eu já passei a entender o que eles estavam querendo dizer com todo aquele sofrimento. Rsrsrs

Na época, reclamava pelo fato da lição ser para os pais, apesar de entender a necessidade e, inclusive, a importância da lição ser para os pais. Entender, JAMAIS, quis dizer que eu achava bacana, tá? Rsrsrsrs

Então foram para o 1º ano (no ano passado) e a escola me chamou para falar sobre as tarefas de casa, os trabalhinhos e atividades fora da escola. Muito, muito, muito atenciosos, gentis e excelente pedagogos, me deixarem bem tranquila, ao oferecer que um professor fizesse com eles em um outro período, ou antes ou depois das aulas. Ufa! Nem tudo estava perdido, existia uma solução!!!!!!!!!
sobrou até para a boneca

Mas decidi enfrentar, afinal, sabia que era importante, me preocupo MUITO com a educação, com a evolução deles, com acompanhar as dificuldades de cada um, mostrar a importância da escola, capricho, responsabilidade... todas essas coisas que vêm embutidas no pacote da maternidade. Sempre fui muito presente na escola e pretendo ser até o final.




ainda conseguia individual....
Bom, consegui o ano todo, às vezes com paciência, às vezes sem, contando com a ajuda da babá, que ainda morava comigo na época, mas nesse ano a coisa mudou de história.
... aqui já tinha virado sala de aula
No ano passado, as lições não eram diárias, nem a apostila dividida por matérias, mas agora no 2º ano, tudo mudou! São lições TODOS os dias, principalmente textos longos que precisam copiar, interpretar, criar... as atividades de recorte e cole, de procurar em revistas e jornais, pesquisas na internet, entre outras coisas que quem tem filho pequeno na escola, sabe o que eu tô falando. Sempre preferi fazer as lições individualmente, senão cada um ia copiar a do outro e eu não conseguiria distinguir as dificuldades. Imaginou quanto tempo ficaria nesse ano, fazendo essas lições mais complexas, um a um???
Mais uma vez a escola me procurou, mais uma vez tentei, mas não deu certo. A babá não está mais com a gente, as lições foram aumentando e a minha paciência diminuindo. Percebi que não seria positivo, pois muitas vezes estava ficando nervosa ou acaba terminando o exercício por eles, para ir mais rápido.
quarto das meninas


Para a minha sorte, essa escola que é tipo uma mãe, se prontificou imediatamente para nos ajudar, colocou uma professora exclusivamente para fazer as tarefas com eles.
outro angulo
Os trabalhos ainda faço, mas aí é até agradável, pois são coisas esporádicas, com as maquetes que fizemos esse fim de semana!




Hoje, eles ficam 1 hora depois da aula com ela, já chegam em casa com as tarefas feitas e eu só confiro, para saber o que tiveram e como estão. Certamente isso está sendo muito mais eficiente, positivo e proveitoso para eles e para mim! 

(ps. troquei de computador por um tempinho, enquanto o meu não volta, to apanhando para formatar o texto certinho, então vai como deu, o assunto tá legal e as fotos tb. rsrsrsr)